POR QUE É TÃO FÁCIL FICARMOS PRESOS EM DISTRAÇÕES?


E se minha busca por distrações for um hábito não consciente de me forçar a ficar quieta e não fazer bagunça, o desejo inconsciente de ser uma "criança boazinha"

Quando todas as tarefas estão concluídas e eu tenho um tempo livre, eu acesso alguma rede social, só para relaxar um pouco. Então as horas passam e eu fico triste por não ter feito algo mais benéfico para minha vida. 

Nossos projetos pessoais são como nossos brinquedos de infância. Se tentamos realizá-los, fazemos bagunça. Porque o projeto pode ser difícil, custar caro ou ter que recomeçar do zero vários vezes.

Mas se não tentamos realizar nada, os projetos permanecem perfeitos em nossa imaginação, igual os brinquedos que enfeitavam o quarto e não podíamos brincar.

Quando você estiver muito tempo em frente às distrações e estiver com dificuldade de interromper, pare e pense que tipo de criança você gostaria de ser, feliz ou boazinha

SOBRE AS DISTRAÇÕES 

As distrações podem ser positivas quando precisamos relaxar o corpo e a mente. Mas depois de algum tempo elas deveriam nos deixar entediados, com vontade de levantar e fazer alguma coisa divertida ou produtiva.

Muitas vezes as distrações em vez de nos relaxar, nos deixa mais cansados. São filmes que causam tensão, notícias que nos causa indignação, coisas que provocam tristeza. De nada adianta o corpo está parado e a mente distraída se as emoções estão sendo agitadas o tempo todo. 

As emoções são responsáveis por nossas ações e pensamentos. Elas geram substâncias no nosso corpo (ex: dopamina ou cortisol). E essas substâncias definem nosso humor e pensamentos. Corpo relaxado, pensamentos tranquilos. Corpo estressado, pensamentos ansiosos. 

Por isso é tão importante saber escolher que distrações vamos consumir num momento de descanso. E também limitar o tempo de consumo. O corpo pode descansar durante um filme, mas a mente estará trabalhando. Pode ser muito benéfico fazer uma atividade criativa ou estimulante depois. O corpo estará trabalhando, mas a mente estará relaxada. 

E qualquer atividade de descanso, seja distração ou tarefa manual, deve ter o objetivo de acalmar as emoções

Lembra do filme Divertidamente? As emoções são os verdadeiros gerenciadores do nosso corpo e mente. 

*

Eu escrevi um ebook 111 Maneiras de Conviver com o Desânimo
O desânimo tem se manifestado em nossa vida de diversas formas: procrastinação, preguiça, desgaste físico e mental por ansiedade... e é muito difícil mudar o ânimo quando não podemos mudar a rotina, sair de um emprego ou tirar férias. 

Medicamentos ajudam a estabilizar os sintomas, mas o padrão mental precisa de uma iniciativa nossa, é preciso fazer um esforço. 
E foi isso que eu precisei aprender e compartilho nesse ebook. Para acessá-lo clique aqui

Lara Simão 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momento de Mudanças

VOCÊ NÃO PODE ATIVAR UM ARQUÉTIPO - PARE DE SE ILUDIR 

O EGO NÃO É SEU INIMIGO