ROTINA x DISCIPLINA


Rotina é repetição, disciplina é comprometimento. 

A rotina envolve a repetição regular de atividades, criando um padrão consistente, enquanto a disciplina está relacionada ao comprometimento e à capacidade de manter esse comportamento consistente ao longo do tempo, mesmo diante de desafios ou tentações. A disciplina muitas vezes requer autodisciplina para seguir regras e alcançar objetivos.

Autodisciplina é a capacidade individual de impor autocontrole, seguir regras, manter o foco e cumprir compromissos, mesmo na ausência de supervisão externa. 
Sem autodisciplina é muito difícil ter disciplina. 

O que é mais importante: rotina, disciplina ou autocontrole?

Vou contra a maré. Acho que o mais importante é a rotina
É muito mais fácil ter disciplina quando dormimos o necessário, nos alimentamos bem e mantemos um equilíbrio entre trabalho e descanso.

A autodisciplina exige esforço e persistência. Nossa força de vontade é uma energia limitada. Se gastamos tudo num ambiente de trabalho estressante, não sobra muito para quando chegamos em casa. 

Quando nos sentimos desgastados o cérebro tenta economizar energia e busca o caminho mais fácil. Nesse momento nos entregamos aos maus hábitos. 

Para combater a preguiça e desenvolver a disciplina, primeiro é necessário investir numa boa rotina. 
Se o trabalho é cansativo, então que seja divertido, com pessoas legais. Se o trabalho é estressante, então o corpo precisa de conforto. É debilitante quando o emprego exige tudo do funcionário. Não tem corpo e mente que aguente uma rotina desgastante por muito tempo. 

Bons hábitos, boa rotina, cuidado com o corpo e a mente, e o resto vai se desenvolvendo com mais facilidade. 
Pare de exigir o melhor de si mesmo enquanto você estiver vivendo ou trabalhando em lugares que te adoecem.

O PODER DA ROTINA

No livro As 48 Leis do Poder, a lei 17 ensina: 
"MANTENHA OS OUTROS EM UM ESTADO LATENTE DE TERROR: CULTIVE UMA ATMOSFERA DE IMPREVISIBILIDADE"

O livro critica o comodismo da rotina, citando como um ponto fraco. Porém, ensina a usar a imprevisibilidade como arma de manipulação. 
A rotina não é uma fraqueza. Ela tem o poder de acalmar nosso corpo, fazendo bem à nossa saúde mental. 
Um corpo descansado e uma mente tranquila são essenciais para que sejamos produtivos nos estudos, no trabalho, em projetos criativos ou para cultivarmos bons relacionamentos. 

Cuidado com locais de trabalho caóticos e chefes difíceis de agradar. Pode ser um problema de má administração, mas pode ser também uma manobra de manipulação. 

Lara Simão 
*
Dica de livros:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momento de Mudanças

VOCÊ NÃO PODE ATIVAR UM ARQUÉTIPO - PARE DE SE ILUDIR 

O EGO NÃO É SEU INIMIGO