O PODER DO CHARLATANISMO NA ESPIRITUALIDADE MODERNA
A lei 27 do livro As 48 Leis do Poder é focada no charlatanismo e por isso decidi criar exemplos para mostrar como nossa fé continua sendo manipulada, mesmo quando acreditamos ter encontrado formas mais saudáveis de experimentar a espiritualidade ou de progredirmos materialmente.
A CIÊNCIA DO CHARLATANISMO OU DE COMO CRIAR UM CULTO EM CINCO ETAPAS
Etapa 1: Seja Vago, Seja Simples.
Ex: O Ego não é você. Você é o observador.
Etapa 2: Enfatize os Elementos Visuais e Sensoriais, Evite Argumentos Intelectuais.
Ex: O arquétipo do leão vai te dar coragem, poder, liderança. Todos vão te respeitar, igual os animais fazem na savana.
Etapa 3: Copie as Formas da Religião Organizada para Estruturar o Grupo.
Ex: Faça o download quântico da prosperidade por apenas $99.90 para ter acesso ao seu Eu Superior.
Etapa 4: Disfarce a Sua Fonte de Renda.
Ex: Eu atraí dinheiro com o arquétipo do Tio Patinhas (mas na verdade o dinheiro veio através da venda de produtos com poderes espirituais).
Etapa 5: Estabeleça uma Dinâmica Nós-versus-eles.
Ex: O terceiro olho deles está bloqueado, por isso não entendem nossos ensinamentos.
Charlatães usam a culpa e o medo como arma de manipulação. A espiritualidade tóxica não leva em consideração traumas e influências negativas, pois tudo de ruim que acontece com o indivíduo é provocado por ele mesmo. Usam argumentos que atrapalham o autoconhecimento, atrasam o amadurecimento emocional e impedem o tratamento de traumas, pois o indivíduo é incentivado a ignorar suas dores.
Muitas pessoas que disseminam ideias de uma espiritualidade distorcida ou de pseudociencias nem sempre possuem más intenções. Às vezes a pessoa também acredita no que está pregando.
Fique atento! A espiritualidade tem a função de trazer conforto e motivação para enfrentar as dificuldades. Mas as mudanças mentais que uma pessoa com algum problema psicológico precisa fazer para viver melhor dependem de uma análise sobre a própria vida, seus comportamentos e, principalmente, sua infância e adolescência.
Se você está numa fase difícil da vida que gostaria de mudar e não sabe por onde começar, busque ajuda profissional. Se não for possível, pesquise sobre autoconhecimento na internet, acesse canais de psicólogos e psiquiatras e leia livros de psicologia e autoajuda.
Busque conhecimento.
Dicas de livros que podem ajudar:
O homem e seus símbolos - Carl G. Jung
A sutil arte de ligar o f*da-se - Mark Manson
As 48 leis do poder - Robert Greene
Infelizmente li poucos livros de autoajuda, por ouvir coisas negativas sobre o gênero. Mas eu gostaria muito de ter lido algum durante minha juventude. Teria sido de grande ajuda ter aprendido táticas para suportar, enfrentar e superar situações difíceis através do exemplo de quem conseguiu.
Você não precisa concordar com tudo o que ler e ouvir. Coloque em prática o que lhe parecer bom, e o que parecer duvidoso, reflita primeiro e depois decida se vai experimentar ou deixar pra lá. Mas não deixe de buscar novos aprendizados de como ser mais feliz.
Dicas de canais:
Prof. Daniel Contijo (psicologia e religião): https://www.youtube.com/@DanielGontijo
Dr. Marco Abud - Saúde da mente (psiquiatra): https://www.youtube.com/@saudedamente1548
Dr. Alan Mocellim (sociologia e psicologia): https://www.youtube.com/@AlanMocellim
Dr. Marco Abud compartilhas formas de lidar com depressão e ansiedade.
Dr. Alan Mocellim tem um conteúdo muito bom sobre traumas e desregulação emocional.
Prof. Daniel Contijo fala sobre o impacto da religião em nossa saúde mental e traz muitos relatos de ex-membros de diferentes religiões.
RELATO PESSOAL
No início do meu processo de autoconhecimento eu me perdi na espiritualidade tóxica, o que gerou muitos conflitos internos. Eu cheguei ao ponto de fazer orações para pessoas que me odiavam. Alguns podem achar que essa é uma atitude nobre, mas não me trazia felicidade. Somente a constante preocupação e medo em "não atrair energias negativas".
Descobrir o que me deixava feliz e focar nessas coisas é o que verdadeiramente trouxe mudanças na minha vida.
Meu ebook: 111 Maneiras de Conviver com o Desânimo.
Lara Simão
Comentários
Postar um comentário